domingo, fevereiro 05, 2006

Companheiro de viagem: Planisfério Pessoal



O meu ultimo companheiro literário foi um livro escrito por Gonçalo Cadilhe, "Planisfério Pessoal". Confesso que quando o comprei, já sabia um pouco o que me esperava, mas a verdade é que transcendeu as minhas expectativas. Trata-se de um compilação ou reunião das crónicas de "Volta ao mundo" escritas para o Expresso, durante uma viagem de 85 semanas, 38 países e 114941 km. Mas que já viajou sabe que os números não valem nada, e as experiências que Gonçalo relata são inspiradoras e acolhedoras.
O que verdadeiramente me surpreendeu no livro foi o facto de não ser apenas o relato da viagem em si apenas, mas igualmente uma reflexão continua do autor sobre os próprios momentos. Confesso que durante algumas alturas da leitura a minha visão chocava um pouco com a de Gonçalo, mas a verdade é que aprendi um pouco com este livro.
Uma viagem que tem de tanto epico como igualmente de pessoal, e que disperta em nós "aspirantes" a viajantes ou viajantes já "formados" o desejo de compreender o que é o mundo fora das nossas quatro paredes...