domingo, fevereiro 19, 2006

Onde a historia chora lagrimas que o tempo não apaga...

Auschwitz...
Antes de visitar Auschwitz não sabia bem o que iria sentir, o que iria ver, o que me mudaria. Para ser sincero, senti-me estranho. Nunca um local me fez sentir tão calmo e em paz. Tudo em auschwitz nos leva a pensar que a paz que se sente tem um segundo sentido. É incrivel como se pode ouvir o vento atravessar as arvores, a relva encontra-se perfeitamente cuidada...tudo esta numa estranha harmonia.
Todo o museu nos leva para a realidade vivida naquele lugar, é de facto uma paragem indespensavel para viagens à europa de leste.
Recomendo que fiquem Cracóvia e passem uns dias por essa bela cidade polaca. Existem comboios diários para Oswiecim, a cidade onde se situa o campo Auschwitz I e Auschwitz II-Birkenau.
É importante não esquecer ao que o fanatismo e a intolerância levam. Familias desfeitas, vidas maravilhosas ceifadas demasiado cedo, amigos separados, humanidade perdida...

2 comentários:

Nella_Leitinho disse...

Nunca fui às memórias de um campo de concentração, mas a paz que um local manchado pelo sangue das almas... só de o imaginar sinto um sofoco na alma e a incredibilidade de que um dia a atrocidade humana possa ter atingido tais dimensões...

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read » »