sábado, dezembro 03, 2005

"The Snows of Kilimanjaro"



Parece iminente a chegada do ponto sem retorno na destruição do nosso planeta. Um dos exemplos flagrantes deste fenómeno, é o degelo progressivo do cume do Kilimanjaro.
O monte Kilimanjaro fica situado na Tanzania, sendo a montanha mais alta de África (5963 metros). Desde há muito considerada uma montanha sagrada para os nativos daquela área, e a sua beleza unica deve-se ao seu cume brilhante coberto de neve.
Imortalizado na literatura por Ernest Hemingway em "Snows of Kilimanjaro", estima-se que em 2020 o cume da montanha estará sem neve. Este fenómeno terá um impacto gravissimo quer economicamente (estima-se que o turismo diminuirá com o degelo do cume) e ambientalmente (a água do monte abastece as populações circundantes, as quais já sofrem os efeitos da escassez de água).
Como viajantes temos a obrigação de lutar para que o nosso belo planeta não seja continuamente destruido. A nossa forma de estar no mundo, não passa por retirar apenas prazer dos locais em que passamos, mas sim de contribuir de alguma forma, para que a diversidade de tesouros que a Terra partilha comnosco sejam defendidos e protegidos.

Para informações mais detalhas sobre o fenómeno do degelo do cume do Kilimanjaro visitem,
(http://earthobservatory.nasa.gov/Newsroom/NewImages/images.php3?img_id=10856).

1 comentário:

Anónimo disse...

Simplesmente definindo viajar, é viver algo novo, ou seja, adquirir novas experiências. Quanto mais viajamos mais experiênciamos, novas noções temos do mundo, novas visões, e acabamos inevitavelmente por alterar as nossas concepções do mundo que habitamos e percorremos.
Viajar é o mesmo que conhecer o mundo, sendo este mundo o único que temos, e é tão belo, tão cheio de perfeições e imperfeições que o tornam maravilhoso.
A Natureza criou-o, transformou-o, mas o homem decidiu juntar-se a ela, só que com maior velocidade e com menos lógica. E como consequência começamos a perder o nosso maior bem, e com ele sonhos, vidas, futuros e passados.
Como podemos adquirir experiências, tritezas e prazeres, sorrisos e lágrimas, palavrões e beijos, se destruirmos a base da vida???
Reforço o objectivo, o pedido do meu querido amigo Tio Calcaneo. Lutemos pelo que é nosso, preservemos a vida, as vistas, os sonhos, as experiências. É nossa obrigação, é nosso dever permitir que a vida prospere, e sempre mas sempre com prazeres para dar, e não unicamente com tristezas.

Mar