quinta-feira, janeiro 03, 2008

E o mundo aqui ao pé tão longe...


É facil pensar e escrever que as pessoas deviam viajar mais, sair mais das conchas do dia-a-dia, conhecer o mundo, calcorrear montanhas, viver sonhos e provar comida dos cinco continentes. É facil e tentador escrever sobre isso, mas num passo de exercicio mental não muito exigente encontramos argumentos que destroiem facilmente este ideal. Viajar envolve custos, e hoje em dia no nosso país, poupar dinheiro para viajar apresenta-se cada vez mais uma tarefa só por si heroica.

Dos paises que visitei com frequência encontrava-me com outros viajantes e na troca de experiências, rapidamente me apercebi que eram quase exclusivamente pessoas de paises considerados ricos que viajam. Dos portugues, raro foi aquele que conheci que não estava a viajar com um passe interrail no bolso.

Na era "low cost" é muito facil imaginar viagens a capitais distantes, passar fins de semana a lugares diferentes, no entanto tão depressa se forma o desejo como este se esbarra com a evidente dificuldade economica. Infelizmente mesmo com um voo low cost, a estadia e a visita raramente fica a menos 500 € de distância, e sabemos tão bem quanto dificil é juntar este dinheiro. Para além disso, enquanto realizamos este esforço a poupar, somos bombardeados com publicidade aliciante, entre computadores novos, plasmas, playstations, etc.

Se juntarmos o cansaço acumulado de anos a levantar cedo e trabalhar, a equação termina sempre no desejo de passar umas férias calmas e relaxantes com praia de preferência e rapidamente enverdamos por pacotes de férias no Brasil, ou em qualquer outro resort com piscinas e tequilas.

Sinceramente, compreendo bem este dilema todo, e por isso decidi não escrever por agora um post sobre a necessidade de viajar mais e conhecer o mundo.

3 comentários:

Scarlett Farm disse...

Completamente de acordo contigo meu caro, e digo-o por experiencia própria. Cada vez mais viajar como um modo de estar no mundo é dificil. Poucos são aqueles que o conseguem a "full-time" of their lives.

Temos uma crua realidade. Que custa. Mas torna mais esforçosa a tarefa "heroica" de juntar esse dinheiro.

Contudo, um desistir pelo cansaço. Um desistir pelo "nunca mais" da duração do tempo. Leva-nos a envergar por caminhos mais "fácies".

Talvez não penseis deste modo. Mas o prazer dessas pequenas trips alucinadas pelos directores de mentes que são a publicidade, retiram a essencia da força de lutar pela tão bem desejada viagem.

É díficil. Sim. As melhores coisas da vida são as díficeis. E claro que isto dependo do conceito de viagem de cada um. Ou da necessidade de viagem de cada.

Aqui pelas minhas bandas...prefiro o hard way to get anywere in the world. (Ainda sou jovem e sonhadora e idealista, por isso também tenho um relógio com todo o tempo do mundo....)

Anónimo disse...

a minha opinião é que, por muito que nos seja permitido e por muito que façamos o que mais gostamos, vamos sempre querer mais... acredito que, com um pouco de determinação, se obtem esses momentos, essas viagens com que sempre se sonhou. a verdade é que as dificuldades sao muitas, mas elas só nos fazem saborear mais as vitórias, os momentos de prazer... por isso, continua a falar "sobre a necessidade de viajar mais e conhecer o mundo", alimenta os teus sonhos e encanta-nos com esse desejo, para mais tarde podermos ler acerca das tuas aventuras e elas sejam mais que ouro para ti =)
afinal, talvez seja mais: o mundo lá longe, tao perto

André Gabriel disse...

Brilhante!!
Concordo que o desafio de viajar nos dias de hoje requira bastante esforço.
Percebo o que dizes quando falas em ser bombardeado com publicidade, o stress do dia a dia e o cansaço evidente e real que muitas pessoas sentem, mas acredito que há sempre uma solução, e que devemos lutar pelos nossos sonhos, e nunca esquecê-los.

Abração