sexta-feira, dezembro 01, 2006

Libertad


Em jeito de pausa sabática, decidi reter as minhas palavras e perspectivas por alguns dias. A verdade é que há muito que as viagens (apenas no sentido fisico) não estão na minha vida, não por falta de desejo ou por perguiça, não! longe disso..mas porque o orçamento não é muito, e há que juntá-lo pouco a pouco, mas com expectativa.A verdade é que um orçamento numa viagem é algo imporante mas nunca deciditório. A noção que é necessário um bom orçamento para viajar, ora esta preposição nem sempre é verdade. Asiim para conhecer a europa de ponta a ponta, a melhor forma será fazer um interrail. Definitivamente.Por um orçamento baixo (800/1000 euros mais 365 euros de bilhete), podemos conhecer o que há de melhor na europa. E sinceramente acho que todos deviamos fazer um na vida, não só pelo facto de conhecermos outros paises distintos, mas pela diferente forma de abordar a vida que por momentos conseguimos ver. Por minha experiência, não foi só uma viagem, mas um abrir de um livro que nunca quero fechar. A forma como me senti livre e vivo, é algo que nunca esquecerei, e procurarei continuamente que este sentimento perdure no tempo. Contudo é um desejo que envolve algum dinheiro, mas nada que uns part-times em tempos de férias, e uns extras de uns trabalhos temporários não resolvam.O que retenho de viajar, sinceramente não é só a descoberta de novos paises, mas a descoberta do nosso ser, no sentido em que por momentos estamos desprovidos de uma segurança de costumes e hábitos que no dia a dia transportamos. Foi o mês da minha em que me senti mais livre...e com este objectivo, muitos sacrificios fazem sentido...

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu fui passando por aqui à espera de absorver um pouquinho desse espírito que por aqui deixa nos seus textos, o mesmo que libertou tb neste post. Mais do que relatos de viagem fica esse sentimento “livre e vivo”, de um outro “eu” que encontra enquanto não me vou confrontando com o meu.

Eu quero fazer um interrail e você reforça essa ideia com um “todos devíamos fazer um na vida”. E porque já fez um dos seus posso pedir-lhe um concelho? O dinheiro já tenho, o tempo tb (pelo menos na teórica, na prática há que negociar com o patrão), mas falta-me confiança para fazê-lo sozinha (como gostava). É seguro? Ou é uma experiência mais positiva se for partilhada?


ana

Anónimo disse...

ups! concelho não, mas sim conselho!
eu quero visitar terras, não apropriar-me delas!!

João Morais Costa disse...

Olá Ana.
Viajar sozinho ou acompanhado é sem duvida diferente. Quando viajamos sozinhos, estamos abertos para aleatoridade da viagem: pessoas, locais,etc... Viajamos e vivenciamos á nossa maneira tudo, vamos onde queremos, saimos quando queremos.E por vezes acabamos por nunca viajar verdadeiramente sozinhos, porque conhecemos muita gente. Porém pode ser muito dificil e penoso, temos de estar sempre com as nossas coisas perto, temos de tar sempre muito mais atentos e um pouco desconfiados em relação a tudo, porque estamos por nossa conta.
Se optares por viajar acompanhada, o unico conselho que te deixo é que viaja com alguem com quem tenhas muita "harmonia", que sintas que está no teu "cumprimento de onda", porque se não for o caso, pode se tornar penoso e dificil. O factor cansaço e o facto de estares sempre com a mesma pessoa pode ser dificil. Essa amizade ou se intensifica ou perde fulgor no fim do interrail.
Se optares por viajar com um grupo, estas sempre sujeito ao grupo, mas tens a vantagem de estares segura e se for um grupo fantastico divertires-te imenso. Embora estejas menos receptiva ao mundo exterior.
Em relação á segura, é dificil dizer-te ao certo, pois depende muito da ocasião, temos de estar sempre atentos e um "pouco" desconfiados em relação a pessoas estranhas. Um pouco de "manha" nunca fez mal a ninguem. Por exemplo andei acompanhado por roma de madrugada, por zonas reconditas e nunca tive problemas, mas tambem conheço pessoas que tiveram problemas em barcelona de dia..Temos de facto estar sempre atentos, ainda para mais quando viajamos sozinhos.
Espero ter-te ajudado, de qualquer das formas, sempre que precisares de algo ou queiras partilhar algo, força! Ok?

Anónimo disse...

li o teu blog e adorei a forma como transcreves os teus pensamentos acerca da liberdade enquanto viajas
espero ver mais coisas por aqui
abraço

Anónimo disse...

Pode se dizer q o espirito continua sempre dentro de nos..começamos a fazer algo q por mais q nos complete nunca cessa!o chamado bichinho fica ca dentro eternamente e a saudade dos momentos em q os sacrificios,as amizades travadas etc sao o colorido e o singular de toda uma experiencia.uma experiencia que nunca deixara de fazer parte de nos!
Forte abraço camarada

Anónimo disse...

Oi, obrigada pela resposta :)
Viajar sozinhos ou acompanhados tem vantagens e desvantagens. É ao ler estas palavras “…Quando viajamos sozinhos, estamos abertos para aleatoridade da viagem: pessoas, locais,etc... Viajamos e vivenciamos á nossa maneira tudo, vamos onde queremos, saimos quando queremos.E por vezes acabamos por nunca viajar verdadeiramente sozinhos, porque conhecemos muita gente. Porém pode ser muito dificil e penoso, temos de estar sempre com as nossas coisas perto, temos de tar sempre muito mais atentos e um pouco desconfiados em relação a tudo, porque estamos por nossa conta.” que cresce a vontade de fazê-lo. Já viajei acompanhada (grupo) e reconheço os pontos que mencionastes e realmente, o que quero agora é arriscar sozinha. Enfrentar as vantagens e desvantagens que isso implica é o desafio para o qual estou mais receptiva.
Mais uma vez obrigada pela resposta e pela disponibilidade.
ana