domingo, setembro 10, 2006

O porto...


Não sei se foi uma escapadinha, ou se foi já uma viagem. Não perco tempo a classificar, apenas relembrarei a minha ida ao Porto. Hum...o Porto. Á distância de 3 horas de comboio e alguns euros por noite na pousada de juventude, pude sentir-me diferente dentro do meu próprio país. Pela sua configuração arquitectonica, pela sua misticidade própria e pela peculariedade das gentes do norte, visitar o porto é como uma daquelas noites de verão em que nos aventuramos sem perspectivas e acabamos por viver tudo muito intensa e rapidamente. É uma cidade de pequenos costumes e na minha perpectiva é unica pela atitude profundamente portuguesa, de "ir comer umas tripas ao pé da sé, ir beber um copo ali ás tasquinhas junto de campanhã, de ficar mirar no meio da rua as mulheres a insultar-se, etc..". Recomendo vivamente uma noite na pousada, não é nada cara, e tem uma vista linda para a foz. Na noite que la passei brindou-me com uma nevoa mistica e doce, que nos envolve em melancolia logo ao acordar. É uma perola da nossa cultura portuguesa.

1 comentário:

Anónimo disse...

voltar sim...
o meu destino cruzou-se com ele durante umas horas enquanto esperava seguir viagem. E porque o tempo não era muito e a mochila pesava assentei arraiais no autocarro panorâmico e... “vai de” absorver o que era possível. Prometi voltar para fazer o gosto ao “pézinho” e à vista!
ana