segunda-feira, maio 01, 2006

"Doctor? Infection? medical?"

Existem sempre durante as viagens, pequenas peripécias que raramente esquecemos, e são indubitavelmente estas historias que apimentam as nossas viagens e as tornam dignas de serem contadas aos netos. E assim foi. Durante a estadia em atenas no meu interrail, já vinha de roma com uma infecção na perna, que como bom homem que sou pensava que passava com cremezinhos. Cheguei a atenas já com a minha mobilidade um pouco afectada. E para quem não sabe o que faz uma infecção, normalmente provoca um abcesso que se encontra cheio de pus, faz aumentar a temperatura e posso dizer que doi que se farta! Bem, pensei porem que com uma pomada antibiotico e drenar um pouco o pus, a infecção passa-se. Lá nos aventuramos nós em busca da acropole, como bons "tugas" que somos enganamo-nos no caminho e demoramos um tempão a chegar á acropole, mas como todos os bons acasos da vida, acabamos por passear numa encosta cheia de casas tipicas gregas, um achado em plena metropole de atenas. Mas a infecção estava cada vez pior, e o calor torrido proprio do mediterraneo não ajudava. Lá decidimos ir a hospital. Depois de algumas indicações erradas, outras malpercebidas e muito instinto tuga, lá encontramos um hospital ( parecia mais um centro de saúde) no meio de atenas. Na verdade não destoava muito do conceito de centro de saúde á antiga portuguesa. Com o guixézinho lá ao fundo, com umas senhoras na galhofa, em grego claro. Lá me dirigi ao guixe para me indicarem um medico, para me fazerem esperar, ou simplesmente para me rogarem um mézinha para que as dorem passassem. Para meu grande espanto de turista ignorante, ninguem naquele guixé fala ingles, lá tentei insinuar o bom "doctor", "medical", "infection", mas na verdade parecia q estava na china. Já estava a desesperar, até que meti a mão ao bolso, e saquei um papelito que o alvaro tinha imprimido na net, com frases chave em várias linguas. E como acaso divino lá estava o "Onde encontro um médico?" em grego, lá experimentei o " Pu boró na virò ena jhatr'' o?", e de repende parece que os anjos desceram aos céus, e aquela senhora fez um grande sorriso e indicou-me uma porta perdida no meio do atrio. De facto, parece que tinha dito a palavra mágica, pois quando empurrei a porta timidamente, deparei-me com outro mundo, enfermeiras, medicos, tudo como o belo "serviço de urgências mostra", de facto um mundo dentro doutro mundo. lá mandei um "tasse" a um dos medicos que la estava, com de quem nada fazia, e falei com ele em inglês de "doca" e lá me mandou para o cirurgião ( sim, eu também me assustei) que lá me tratou daquilo...

Sem comentários: